sábado, 10 de dezembro de 2011

O jovem rico

Lendo a parábola do jovem rico (Mt 19-16,29) percebo algo que é próprio do jovem: a busca por algo a mais. o querer ir além, a inquietação própria de um coração jovem, e essas características em um jovem que se decide buscar Deus realiza verdadeiros prodígios e produz frutos 100:1.
 A  Palavra de Deus é clara ao dizer que o jovem era muito rico. Se vivesse nos dias de hoje, moraria numa casa luxuosa, teria o carro do ano e estaria equipado com os aparelhos eletrônicos de ultima geração. Mas isso não bastava a ele, queria mais; o seu coração desejava e precisava de mais. Ele afirmou a Jesus que já observava os mandamentos, mas queria o que era eterno, aquilo que o vento não leva, que a traça não corrói, e isto ficou evidente com a sua pergunta: como conquistar a vida eterna? É como se ele dissesse como numa canção: "não quero minha vida igual a tudo que se vê".
Este jovem ainda nos ensina uma nova lição: não basta cumprir os mandamentos da lei de Deus, junto com esse ato é preciso ter um coração sempre inquieto e que sente saudades das coisas do céu, do que é eterno, do que não passa.
E quando ele recebeu o convite de Jesus para vender tudo o que tem, dar aos pobres e segui-Lo, ele se entristece. Assim acontece conosco quando temos que liquidar nossas misérias, fazer um saldão de nossos desejos, vender sonhos que não corresponde aos sonhos de Deus para nós.
E a história para por ai, não sabemos o seu final: se ele vendeu tudo, deu aos pobres e depois seguiu Jesus. Tenho certeza que ela não acaba propositalmente, para que você e eu continuemos a escrever com a nossa própria história. Podemos aceitar ou não o convite de Jesus, se temos coragem, por mais difícil que seja, de nos  fazer pobre nessa terra para alcançarmos os tesouros imensuráveis da vida eterna ao lado de Jesus.
 E então? Você aceita o desafio? Tenho certeza que você não vai se arrepender.
Deus nos ajude e fortaleça no busca pelas coisas do alto sempre com s pés no chão.
                                                                                                  Texto de: Marianna Angélica C. Ferreira

                                                                                                       Projeto Juventude na Luz
                                                                                                           Extraido da revista Luz da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário